A Alma é imoral

O livro A alma imoral foi escrito pelo rabino Nilton Bonder e traz uma grande elocubração filosófica sobre aspectos da nossa alma. Partindo da Evolução Darwinista, passando pela psicologia evolucionista, referências bíblicas e parábolas, o autor nos convida a compreender melhor nossa própria natureza.

O próprio título já é maravilhoso: a alma imoral. A alma não tem moral, não segue regras, não se adapta a padrões. A alma é livre, e tem a natureza transgressora. Além de ser um lindo conceito se torna mais lindo ainda sendo concebido por um teólogo que não se fecha nos dogmas de sua religião para explorar sua elocubração sobre traição.

A traição, para a alma é o apego. A alma é livre e mutável, deseja o movimento, e estacionar em alguma coisa que crie uma condição para a própria existência é trair a alma. Isto é tão verdade quando deixamos de seguir nossos desejos, nossos impulsos, nossas paixões para cumprir acordos e regras que nos fazem monótonos e infelizes!

Por outro lado, a traição, no senso comum, que rompe acordos com parceiros, que propõe ações diferentes do previamente combinado, também não é satisfatória, nos traz culpa, medos, e causa sofrimento aos que amamos.

Assim, tanto o excesso de apego quanto o rompimento brusco são duas formas de traição – trair a alma, e trair o corpo. E nosso desafio é passar pela existência de maneira a discernir quando é que estacionar é uma traição, e quando uma traição é fidelidade à própria alma.

Já que a nossa alma possui mesmo a natureza da transgressão, sair dos padrões e realizar feitos diferentes são impulsos genuínos que expressam melhor nossa espiritualidade.

O livro foi adaptado para os palcos com a atriz Clarisse Niskier, e recebeu diversos prêmios. Recomendo!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s